Medalha Travailleur é Concedida em Congresso Estadual da Paraíba

Por Secretário Executivo em 26/09/2016 | GCE, Notícia, Ordem DeMolay

whatsapp-image-2016-09-26-at-11-06-33A Medalha Travailleur é uma honraria exclusiva do Grande Capítulo Estadual do Piauí, concebida para gratificar aqueles irmãos que contribuírem notavelmente à Ordem DeMolay no Estado, serve também como incentivo para que todos trabalhem ainda mais pelo desenvolvimento dela. Mas essa honraria não é exclusiva para DeMolays piauienses e por isso neste final de semana, último, a medalha viajou 778 km para Princesa Isabel na Paraíba. Princesa Isabel, foi fundada em 1859, apenas 7 anos mais nova que a Cidade Menina e aos 71 anos da sua fundação em 1930, se declarou território livre e lutou contra o governo do Estado por 5 meses. Essa revolta foi liderada pelo Coronel mas influente da região, José Pereira Lima, que se insurgiu contra medidas econômicas e práticas políticas modernizadoras adotadas pelo então Presidente — denominação da época para Governador — da Paraíba, João Pessoa. A gota d’água para o rompimento do coronel com João Pessoa foi a decisão do Presidente do Estado de deixar de fora, na composição de uma chapa para Deputado Federal, o ex governador João Suassuna, pai do escritor Ariano Suassuna, e grande amigo de José Pereira. O município tornou-se realmente uma província independente por algum tempo, com bandeira, hino, leis, jornal e exército próprios. Mas o Presidente João Pessoa não mediu esforços em recuperar a Cidade.

whatsapp-image-2016-09-26-at-11-05-17

O sousense Raimundo Luiz Queiroga, ex Grande Mestre Estadual da Paraíba e ainda Presidente do Superior Tribunal de Justiça DeMolay, foi o agraciado da vez com a medalha Travailleur DeMolay, como agradecimento por ter trilhado seus passos ao lado da Ordem DeMolay Piauiense, prestando serviços há 15 anos de forma direta ou indireta e sempre ajudando a representar o a macrorregião Nordeste. A medalha foi entregue na ocasião do Congresso Estadual da Paraíba 2016 ocorrido na cidade nos dias 23, 24 e 25 de setembro, pelo Grande Mestre Estadual Tiago Iglesias. O Congresso foi realizado pela iniciativa do Grande Capítulo do Estado da Paraíba e pelo empenho do Capítulo DeMolay “Gerson Patriota de Medeiros” e contou com as participações do Mestre Conselheiro Nacional Matheus França, do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, irmão Samuel Geovane, do Mestre Conselheiro Regional Centro-Norte Itamar Andrade além de outras autoridades locais. A liderança adulta estadual fora representada pelos tios Grande Mestre Estadual Tiago Iglesias; Dirceu Cabral e pelo irmão Darlan Állyson, Tesoureiro Executivo do GCE-PI. Também estiveram presentes o Grande Mestre Nacional tio Ilan Kelson e o Grande Mestre Estadual da Paraíba Hilton Sales, que já ostenta no peito uma Medalha Travailleur que havia recebido um pouco antes, outro grande apoiador da Ordem DeMolay piauiense.

whatsapp-image-2016-09-26-at-11-21-32

O Grande Capítulo Estadual do Piauí, tem enorme prazer em conceder essa honraria genuinamente nossa àqueles que dedicam tempo e esforços para ajudar nos trabalhos da Ordem no nosso Estado, fazendo isso, expande o significado e a relevância dessa honraria assim incentivando ainda mais a prática do companheirismo entre os Estados onde a Ordem DeMolay está presente.

André Luís Passos Alves